Nel Monteiro

Artistas e Bandas Populares

Nel Monteiro

Biografia

Biografia de Nel Monteiro

 

Manuel Teixeira Monteiro nasceu em Barrô - Resende. Foi criado no concelho de Santa Marta de Penaguião.

O seu disco de estreia foi gravado, em Dezembro de 1984, com o conhecido maestro Jorge Machado. Os maiores sucessos desse disco foram "Azar na Praia" e "Allô, Allô Maria Antónia".

Em 1985 gravou o disco "Retrato Sagrado". O tema foi gravado mais tarde por Cândida Branca-Flor.

Em 1991 forma a orquestra, Orquestra Lusitana para o acompanhar ao vivo nos seus espectáculos. Depois de 9 anos na editora Edisco assina com a multinacional Sony Music.

Forma a sua própria editora (DISCODOURO) e a distribuidora MUSICADOURO ambas as empresas sedeadas em Albergaria-a-Velha. Lança o trabalho "Douro Vinhateiro" em homenagem à sua região natal.

Em 2006 é editado o disco "PVMC". Grava com Tânia "Casamento à Portuguesa". Em 2007 lança o disco "Comboio do Forró". Escreve o "Hino da Selecção Portuguesa Euro 2008. Nel Monteiro e Andreynna apresentam uma "Canção de Natal" na TVI. Em 2009, a comemorar 25 anos de carreira, lança o disco "Santa Miquelina". Trata-se de uma homenagem ao "Retrato Sagrado". Eis aqui, um homem que teve uma infância miserável, porque cresceu entre os vinhedos do Douro e ali se fez homem, sem recursos para chegar mais longe, do que um modesto Diploma da 4.ª classe. De trabalhador agrícola desde a infância ao serviço Militar, onde cumpriu três anos, ao Instituto de Altos Estudos Militares, Onde permaneceu 11 anos como Civil no serviço de empregado de mesa de 1.ª categoria, onde serviu todos os Presidentes da República, Ministros e todos os governantes e oficiais dos três ramos de forças armadas de Portugal, desde o ainda Chefe do Governo, Dr. Oliveira Salazar à presidência de Ramalho Ienes e assim como todas comitivas governamentais e nível Internacional, a Autor/Compositor, Intérprete, actualmente Produtor Musical, Empresário/Editor, Comerciante de Viaturas usadas, pois já lá vai um percurso de uma carreira inigualável com o Diploma da escola da vida

De Nel Monteiro, aqui fica uma apenas sintetizada Biografia, porque muito mais haveria para contar.

Com este retrato de vida, aqui se expõe e se identifica o homem que nasceu do povo e que dele não se quer separar.

Vídeo

Peça mais informações



Não encontra o artista que procura?

Preencha o formulário abaixo com os seus dados e o nome do artista que pretende.