Iniciadores

Artistas e Bandas Populares

Iniciadores

Biografia

 

O Conjunto INICIADORES foi formado em meados de 1972, pelo seguintes musicos, Manuel (Bateria), Toni (Baixo), Octávio (Teclas) e Mário João (Guitarra e Voz). Para o êxito deste projecto, muito contribuiram, a Associação Recreativa e Cultural Os Iniciadores, que acabou aliás, por dar o nome à banda, o sr Manuel Pinho, compositor de vários temas originais tais como, bombeiro voluntário, duque da ribeira, joanesburgo entre outros, bem como o sr Alcino Mendes.

À formação original, viriam a juntar-se mais tarde, Serafim (Sax) e Eduardo (Trompete). Com cerca de trinta e seis discos editados, os Iniciadores animaram durante muitos anos, bailes emblemáticos da área metropolitana do Porto, dos quais se destacam, os malmequeres de nueda, os bombeiros portuenses e a tuna musical de santa marinha.

 

O Conjunto foi também requisitado por várias comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, nomeadamente em França, Luxemburgo, Suiça, África do Sul, entre outros. A sonoridade e o estilo musical, bem como a inconfundivel voz do saudoso Mário João fizeram com que o conjunto INICIADORES se tornasse uma das bandas de refêrencia no panorama da musica de baile em Portugal.

 

O que tem tornado mais complicada a manutenção deste estatuto após a renovação dos seus elementos de algum tempo para cá, só superada pela teimosia e peristência do seu manager José Teixeira. Actualmente os INICIADORES são formados por Telmo (voz), Sérgio (Guitarra), François (baixo), Mauro (percussão), Carlos (bateria) e Bruno (teclas).

 

Peça mais informações



Não encontra o artista que procura?

Preencha o formulário abaixo com os seus dados e o nome do artista que pretende.