UHF

Artistas e Bandas Nacionais

UHF

Biografia

 

O primeiro concerto do grupo foi no dia 20 de Novembro de 1978, no Bar É, em Lisboa, juntamente com os Aqui d’el-Rock, Minas e Armadilhas e Os Faíscas.

Foi este grupo que editou o primeiro EP da Banda chamado de "Jorge Morreu" em 1979 pela Metro-Som. "Jorge morreu" era dedicado a um amigo do baixista Carlos Peres que falecera no Algarve em circunstâncias trágicas e nunca esclarecidas, depois de se ter envolvido na toxicodependência. O corpo apareceu desfigurado pelo motor de um barco e "Jorge" ficou para a posteridade no primeiro disco dos UHF. Com os temas "Jorge Morreu", "Caçada" e "Aquela Maria".

Nesta altura os UHF percorriam o país inteiro, chegam mesmo a fazer a primeira parte dos concertos de Elvis Costello & The Attractions e Dr. Feelgood

A segunda formação da banda era formada por António Manuel Ribeiro (voz, guitarra e teclas), Renato Gomes (guitarra), Carlos Peres baixo e Zé Carvalho (bateria).

A segunda formação dos UHF após a edição do segundo single Cavalos de corrida , e do terceiro Rua do Carmo , gravou três álbuns de bastante sucesso, À Flor da Pele, Estou de Passagem e Persona Non Grata.

No dia 16 de Agosto de 1980 participam no I Festival Rock, que decorreu na Praça de Touros de Cascais, com Skids, Tourists, Original Mirrors e 999.

Em 1980 tocaram com Uriah Heep, Ramones e os UFO.

Tocaram juntamente com outros grupos no 2º aniversário do programa ROCK EM STOCK no dia 19 de Abril de 1981, no Pavilhão do Restelo. Actuaram os Street Kids, NZZN, GNR, Jáfumega, Roxigénio, UHF e Arte e Oficio.

Em 1981 tocaram com Téléphone e os Dexy’s Midnight Runners.

Os UHF em 1981 deram 138 concertos.

Os UHF já tinham gravado um EP quando Rui Veloso, considerado por muitos o pai do rock português, gravou o seu primeiro álbum Ar de Rock

Depois do grande sucesso dos três primeiros LPs, os UHF não conheceram o mesmo sucesso com a edição de "Ares e Bares de Fronteira". Os elementos começaram a deixar a banda. Em 1985 gravam o primeiro disco ao vivo "No Jogo da Noite - Ao Vivo Em Almada".

[editar]Regresso

 

Em 1988 os UHF regressam com a formação totalmente renovada. António Manuel Ribeiro não deixa morrer a banda e volta com o álbum "Noites Negras de Azul".

O grupo assinalou o vigésimo aniversário do lançamento do primeiro disco com o concerto no dia 25 de Junho de 1999, na praça Sony do Parque das Nações em Lisboa. Este concerto teve a edição programada de um disco duplo "Eternamente" que reunia os principais sucessos da banda, com algumas músicas a terem uma nova roupagem. Este trabalho tornou-se disco de prata só à conta das pré-vendas para as lojas.

Em 24 de Novembro de 2007 os UHF comemoraram o seu trigésimo aniversário com um concerto na discoteca Swell, na Costa da Caparica.

O concerto assinalou também a pré-edição de um segundo disco de raridades. O primeiro disco de raridades já tinha sido bem aceite pelos fãs.

 

Vídeo

Peça mais informações



Não encontra o artista que procura?

Preencha o formulário abaixo com os seus dados e o nome do artista que pretende.