Mafalda Veiga

Artistas e Bandas Nacionais

Mafalda Veiga

Biografia

 

Mafalda Veiga nasceu a 24 de Dezembro de 1965, em Lisboa. Com 8 anos vai viver para Espanha durante 7 anos. Foi lá que o pai lhe deu sua primeira guitarra, tinha 15 anos. Veio a ser o seu «chão para as palavras».

 

Já de regresso a Portugal (Alentejo) Mafalda alcançou o triunfo no Festival da Canção da cidade de Silves com a canção «Velho», da sua autoria (escreveu-a com 17 anos) . Corria o ano de 1984

 

Mafalda Veiga estreou-se na música aos 21 anos, em 1987, com o álbum «Pássaros do Sul» e o single «Planície» e «Restolho». Neste mesmo ano representa a RTP num festival internacional em Dubrovnik, Jugoslávia. No ano seguinte ganha o Sete De Ouro Revelação e o Troféu Nova Gente, para melhor cantora. Em 1988 reapareceu com novo álbum, «Cantar».Um novo álbum que, como o primeiro, também contou com a produção de Manuel Faria dos Tovante. Em 1989 ganha o Prémio Antena 1, para melhor disco. Nos anos seguintes, Mafalda Veiga cantou um pouco por todo o País e participou, em 1991, nos derradeiros concertos dos Trovante, em Sagres e nos Coliseus de Lisboa e Porto. No ano seguinte, Mafalda voltou a gravar. «Nada se Repete» contou novamente com a produção de Manuel Faria e, entre outros convidados, registava a participação de Luís Represas num dueto com Mafalda Veiga em «Fragilidade». Ganha o Sete De Ouro para o Melhor Disco, em 1993.

 

O último álbum editado antes de «Tatuagem» foi «A Cor da Fogueira», em 1996, uma produção cuidada em que esteve envolvido José Sarmento. Este trabalho recebeu o Prémio Pedrada no Charco para melhor composição e produção do ano. O título do trabalho «Tatuagem» acaba por ser uma metáfora de tudo o que fica: no corpo, na alma, na memória, na maneira como mudamos, como as coisas nos transformam (Mafalda Veiga). «Na Alma e Na Pele» é o seu mais recente trabalho e data de 2003.

 

A 10 de Dezembro de 1999 casa com o Eng. António Cordovil, do qual deu como fruto um filho, o Tomás

 

Em 2001 escreve 4 canções para a telenovela Olhos d’Água, (TVI).

 

Em 2004 é lançado o primeiro songbook de Mafalda Veiga pela Quasi Edições. A 13 de Dezembro é a vez do lançamento do seu primeiro DVD.

 

Vídeo

Peça mais informações



Não encontra o artista que procura?

Preencha o formulário abaixo com os seus dados e o nome do artista que pretende.