Homens da Luta

Artistas e Bandas Nacionais

Homens da Luta

Biografia

Homens da Luta é um espectáculo de comédia e musical formado por dois artistas portugueses, Vasco Duarte (Falâncio) e Nuno Duarte "Jel" (Neto). As suas canções são uma paródia das cantigas de intervenção do tempo do Processo Revolucionário em Curso (PREC), e as personagens que os membros do grupo representam são caricaturas dos cantores de intervenção da altura, desde as palavras de ordem à indumentária. Uma das suas canções mais populares chama-se 'E o Povo, pá?'; um tema que ganhou popularidade através do programa de humor negro na TV "Vai Tudo Abaixo".

 

Editaram em 2010 um álbum chamado "A Cantiga É Uma Arma" composto por 14 temas. No mesmo ano, os Homens da Luta concorrem ao Festival RTP da Canção, integrando a lista para a votação on-line, de onde passaram às semifinais. No entanto, a canção foi desclassificada devido ao incumprimento das regras para o Festival de Portugal e da Eurovisão.

 

Em 2011 voltam a candidatar-se e, desta vez, ganham com o tema 'A Luta é Alegria' (com letra de Jel e música de Vasco Duarte), representando Portugal na final da Eurovisão em Dusseldorf, na Alemanha. Após a votação dos júris distritais ficaram em sexto lugar, no entanto, conquistam a liderança graças à votação do público. Uma vez que o grupo é composto por comediantes e não propriamente cantores, algumas pessoas mostram-se insatisfeitas com esta vitória. A canção pretende recuperar o "poder do megafone" e mostra a insatisfação para com a situação socioeconómica de Portugal. Porém, no Festival da Eurovisão, em Düsseldorf (Alemanha), onde o grupo estava a fazer sensação nas entrevistas à imprensa estrangeira, a canção não vai além das meias-finais... Mas, como Jel tinha avisado várias vezes, «o último lugar está garantido»

Vídeo

Peça mais informações



Não encontra o artista que procura?

Preencha o formulário abaixo com os seus dados e o nome do artista que pretende.